.
.

Marradas, cornadas, coices e algumas lambidelas

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Venha o caldo verde e o bolo

.

.
E a Broa!
.
Mas gostava que o motivo da festa não fosse o São João. Primeiro porque odeio sardinhas, não lhes suporto nem (principalmente) o cheiro. E depois porque, afinal de contas, amanhã Portugal faz 880 anos.

Pois é, aquilo que qualquer Vimarenense sabe (e o resto do país faz por ignorar) é que foi num dia de S. João que D. Afonso Henriques, depois de ter chegado tarde a casa por ter passado a noite nas Fontainhas a andar de carrinhos de choque, pousou o martelinho e espetou com duas sardinhas na cara da mãe e ficou com a broa toda para ele, depois de a ter derrotado na Batalha de S. Mamede.
.
.
Já que se comemora a Restauração da Independência, tinha alguma lógica que se comemorasse também o início da Independência... Digo eu! Se calhar trocava-se por um Corpo de Deus, por Todos os Santos ou por uma Imaculada Conceiçao... Sempre era um feriadito que nos deixava ficar até mais tarde a assistir em casa ao fogo de artifício na Ribeira transmitido em directo pela RTP.
.
Sugiro que no S. João os adolescentes que se queiram emancipar, em vez de sairem de casa, expulsem as mães à força, para assim prestarem a sua homenagem e continuarem esta bela tradição começada por D. Afonso.
.
E parabéns Portugal, apesar de a Batalha de S. Mamede não ter sido um jogo de futebol, foi uma vitória importante e, afinal de contas, 880 anos de país, mesmo com uns anitos de coma pelo meio, já é qualquer coisita...

4 comentários:

Anónimo disse...

Biba Portugal! É por isso que os mangericos são verdes.

Anónimo disse...

Parabéns Portugal!

PDuarte disse...

A batalha que serve de referência à nossa independencia foi a de Ourique, se não estou enganado em 1141( também não vou confirmar).
Claro que a batalha de São Mamede é o inicio de processo que treminaria com a bula papal quase cinquenta anos depois.
Mas pronto, realmente tens razão.

Dani disse...

lool Isto de repente ficou animadinho! =)