.
.

Marradas, cornadas, coices e algumas lambidelas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Maus fígados... Ou viagens na minha terra

Viagem de autocarro Póvoa de Lanhoso - Fafe (não perguntem o que fazia eu neste autocarro...).
Entra no autocarro, em Santa Comba de Fornelos (não é um nome de terra fictício, existe e eu já lá passei), uma senhora com um cesto com galinhas dentro (qual é o espanto?! Nunca foram passear o cão??).
Senta-se ao lado de outra senhora que tem os dois lugares da frente ocupados com dois sacos gigantes de pencas (pencas são couves!).
Senhora das pencas - Então está melhorzinha?
Senhora das galinhas - Nem diga nada. Ando "co'as gripes".
Senhora das pencas - ...
Senhora das galinhas - A minha nora "ateimou" em comprar um "quecedor daqueles tipo sófagem" e eu já lhe disse que aquilo me põe doente, mas ela não quer saber... (suspiro). É uma "ovelha rencorosa". Ela quer é ver se me despacha...
Senhora das pencas - Vim agora da feira, as hortaliças andam todas queimadinhas...
Senhora das galinhas - É da geada, "aqueima" os verdes todos.
Senhora das pencas - Anda aí uma geada...
Senhora das galinhas - E o seu irmão, sempre foi operado?
Senhora das pencas - Ele lá anda, mas aquilo é mal que já não cura. Os médicos "diz" que "num" sabem o que é, mas eles "num quer" é ter trabalho...
Senhora das galinhas - São uma cambada de acomodados. E o povo é que sofre.
Senhora das pencas - Mas ele andou mal, coitado. Ele andou aí... Valha-me Deus.
Senhora das galinhas - Era "besícula", "num" era?
Senhora das pencas - Eu sei lá o que era, ele até fígado mastigado pelos olhos deitou. (!!!!!!!!!!!!!!!)
Senhora das galinhas - Ah! Eu sabia que se podia deitar o fígado fora, mas pelos olhos "num" pensava.
Senhora das pencas - O médico diz que nem acreditava (acrescento eu, São uns incrédulos estes médicos).
Senhora das galinhas - Sabe a Carminho do talho de Garfe (mais uma bela terra), a filha dela diz que deitava o fígado pela boca... Pelos olhos nunca tinha "ouvisto".
Senhora das pencas - (baixinho) Ele até ao bruxo foi....
Senhora das galinhas - Oh, Eu "num" creio nessas bruxices (mas que se pode deitar "figado mastigado pelos olhos, já não duvida...).
Senhora das pencas - Mas olhe que há qualquer coisa... O Homem diz que nem lhe levou dinheiro nem nada, que se ele quisesse, para lhe levar uns frangos, uns verdes,... e olhe que, "prontos", lá o mal não lhe tirou, mas diz que no outro dia foi fazer "analses" e já tinha o "costrol" mais fraquinho.
Senhora das galinhas - Eu também "num" acredito no "costrol". A gente bem faz exames e toma os remédios e nunca anda bem. A mim os comprimidos do "costrol" dão-me cabo dos ossos...
O autocarro pára numa paragem. A senhora das pencas levanta-se.
Senhora das pencas - Até amanhã, se Deus quiser. E as melhoras.
A senhora das pencas pega num dos dois sacões das couves, arasta-o pelo autocarro fora até à porta da frente (a saída é por trás, eu sei, mas acho que ela não...).
O motorista sai do seu lugar, põe-lhe o saco fora do autocarro, enquanto ela vai buscar o outro saco (entretanto estão aí umas cinco pessoas do lado de fora do autocarro à chuva, à espera para entrar...).
A mulher lá consegue sair do autocarro com o outro saco, o motorista ajuda-a a pôr um saco à cabeça, o outro leva-o na mão meio a rastos.
O motorista volta a entrar, os passageiros que esperavam entram, e a viagem segue.
Gosto do meu país!

8 comentários:

Anónimo disse...

Delicioso. Eu já morei em Celeirós.
Mas nunca cuspi fígado pelos olhos...

Maria Manuela disse...

E fazer uma viagem no alfa intercidades que para em tudo que é estação e apeadeiro, numa sexta feira à noite com o comboio cheio de magalas... isso é que é !!!

Mãe Happy disse...

Portugal Profundo!!!!
No seu melhor! :palmas:

Anónimo disse...

Só tu pra te enfiares em autocarros que passam por esses lugarejos. Mas ainda bem porque assim sempre podes partilhar as tuas aventuras connosco.

Wolf disse...

Epá, que "jabardisse", cuspir fígado! bolas!

vacamalhada disse...

Parafraseando o google, lobito:
Você quis dizer: "Javardice"!

Tucha, qualquer dia falo das passagens por "Barroselas".

Manuela, olhe que não há alfa ou intercidades que chegue aos calcanhares (incluindo o cheiro destes) de uma carreira da Mondinense. Digo isto com conhecimento de causa. Nem o regional para a Régua (que é o mais próximo que conheço...).

Zé, Celeirós, Braga?

Obrigada zaka.


Beijos para todos.

Anónimo disse...

Eu até que gostava de saber que raio anda uma vaca malhada a fazer num autocarro...Não tem prados verdes onde se entreter a menina malhada?? (De qqr maneira parece que a viagem valeu a pena.)


Beijinhos de gata, curiosa......

Sílvia disse...

loooooooool... bem, ainda me estou a rir...tenho mesmo que ir dar umas voltinhas a Povoa :P